PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DURANTE O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

  • Marcio de Souza

Resumo

O estudo aqui apresentado teve por objetivo conhecer a percepção dos(as) docentes a respeito de suas condições de trabalho durante o Ensino Remoto no contexto da Pandemia de COVID-19. Para tanto, foi realizada um Levantamento (Pesquisa de Opinião), com uma amostra de 30 docentes de diferentes Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, através de um questionário com 34 perguntas objetivas e 02 perguntas abertas, elaboradas no Google Forms e enviadas aos participantes via Whatsapp. Os achados da pesquisa revelaram, por parte dos(as) docentes, uma percepção sobre a precarização de suas condições de trabalho (estresse, excesso de atividades na preparação dos conteúdos ministrados nas disciplinas remotas, jornada de trabalho além da prevista, dificuldades de conexão com a internet, falta de interação pessoal professor(a) – aluno(a), entre outros).

Como Citar
SOUZA, Marcio de. PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DURANTE O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. Simpósio, [S.l.], n. 9, feb. 2021. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2209>. Acesso em: 24 nov. 2024.