A TRAJETÓRIA DA DOCÊNCIA MASCULINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Adriana Silva Arantes Ernesto
  • Luciana Miguel Neves
  • Rafael de Sá Oliveira

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a trajetória da docência masculina na educação infantil, trazendo informações que identifique na prática atual a relevância da docência masculina e a interferência do mesmo no processo educacional constatando ainda a contribuição que o gênero masculino pode oferecer de modo que veja a docência além da presença do sexo. O trabalho procurou apresentar a história da educação infantil e mostrar que ela é dominada por profissionais do sexo feminino. Contudo buscou-se também mostrar que as transformações sociais vêm abrindo espaço para a docência masculina nesta etapa de ensino. O artigo ainda mostra que mesmo um tanto processual, a trajetória da docência masculina na educação infantil vem buscando por espaço em uma área no qual o gênero do profissional indefere se ele perfilar adequadamente ao que se necessita os discentes do ensino infantil. Pesquisa de cunho bibliográfico, tendo como base a LDB 9394/96 e a Base Nacional Comum Curricular.

Como Citar
ERNESTO, Adriana Silva Arantes; NEVES, Luciana Miguel; OLIVEIRA, Rafael de Sá. A TRAJETÓRIA DA DOCÊNCIA MASCULINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Simpósio, [S.l.], n. 9, feb. 2021. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2232>. Acesso em: 24 nov. 2024.