EDUCAÇÃO ESPECIAL

O preparo dos professores para o trabalho de inclusão

  • Luiza Angélica Paschoeto Guimarães
  • Giselle Siqueira Campos
  • Jessifer Silva Barcellos

Resumo

Este estudo pretendeu discutir a questão da formação inicial e continuada dos professores que atuam com pessoas que apresentam deficiências e que estudam em classes comuns. Foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica complementada pelas respostas a um questionário com algumas perguntas de múltipla escolha e outras com respostas discursivas acerca do tema. Verificou-se que, segundo os professores, a experiência tem mostrado que os bons exemplos de inclusão vêm de profissionais e instituições que reconhecem o direito à educação das crianças e jovens com deficiência. E quando se trata da formação dos docentes, é importante que os profissionais da educação entendam que é possível tornar o processo de inclusão mais digno, mais respeitoso e mais eficaz para os alunos e as suas famílias.

Como Citar
GUIMARÃES, Luiza Angélica Paschoeto; CAMPOS, Giselle Siqueira; BARCELLOS, Jessifer Silva. EDUCAÇÃO ESPECIAL. Simpósio, [S.l.], n. 9, feb. 2021. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2246>. Acesso em: 24 nov. 2024.