DESAFIOS DA DISCIPLINA DE PROJETOS DE EXTENSÃO À COMUNIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Cláudio Márcio do Amaral Souza
  • Débora Cássia da Silva
  • Heloisa da Silva Oliveira Motta
  • Gabriel Rodrigues De Laffitte Alves Pereira

Resumo

Os alunos do 8º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do UGB têm a disciplina de PEC (Projeto de Extensão à Comunidade) em sua grade curricular e desenvolvem junto à comunidade ações de cunho social, aplicando os conhecimentos adquiridos no curso para promover o bem estar mútuo, levar informações através de educação ambiental e construir relacionamento, aproximando a instituição às comunidades vizinhas. Entretanto, no ano de 2020, o mundo foi acometido pela pandemia do COVID-19 que entre várias medidas para prevenção e contenção da doença, instituiu o isolamento social, através do fechamento do comércio, atividades secundárias entre outras, mas principalmente, paralisando as aulas presenciais nas instituições de ensino em todos os níveis de educação. Esta condição, fez com que as instituições adaptassem o ensino para a condição de ensino remoto, exigindo uma adaptação de alunos e docentes no novo processo de ensino e aprendizagem que se faria utilizando-se das tecnologias da informação. Para a disciplina de PEC, que utiliza uma metodologia baseada em trabalho de campo, próximo da comunidade, surgiu o grande desafio para os docentes, em como conseguir ministrar uma disciplina prática de forma remota e para os alunos, no sentido de poder desenvolver projetos na comunidade, sem descumprir a determinação do isolamento social. A alternativa encontrada foi avaliar quais os recursos tecnológicos disponíveis, poderiam ser utilizados para levar informação à comunidade.

Como Citar
SOUZA, Cláudio Márcio do Amaral et al. DESAFIOS DA DISCIPLINA DE PROJETOS DE EXTENSÃO À COMUNIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA. Simpósio, [S.l.], n. 9, feb. 2021. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2270>. Acesso em: 24 nov. 2024.