A UTILIZAÇÃO DE CINEFILIA NA APRENDIZAGEM

Um Caso Especial de Storytelling

  • Ronildo Jorge de Oliveira

Resumo

O presente trabalho visa apresentar a importância da utilização da cinefilia aliada à Metodologia Ativa Storytelling como um excelente recurso para despertar nos alunos um interesse maior pelo conteúdo-disciplina-curso. Além de desenvolver as habilidades de análise e observação, que geram senso crítico e criatividade para solução de problemas, o estudo desenvolve a capacidade de relato e síntese de fatos e ideias, que serão muito úteis na carreira profissional dos alunos. A abordagem apresentada será ilustrada por uma aula realizada no décimo período do Curso de Engenharia de Produção, do Campus de Barra do Piraí, onde foi abordado o tema Liderança. Durante a realização da prática foram colocados diversos filmes relacionados ao tema, onde um grupo de quatro ou cinco alunos assistiram, de forma individual, a um determinado filme. Previamente, foram colocadas questões a serem respondidas relacionadas ao tema/filme. Ao final na Storytelling, os alunos recontaram o filme, apresentando um debate sobre o tema, tendo o professor como mediador.

Como Citar
OLIVEIRA, Ronildo Jorge de. A UTILIZAÇÃO DE CINEFILIA NA APRENDIZAGEM. Simpósio, [S.l.], n. 9, feb. 2021. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2297>. Acesso em: 24 nov. 2024.