QUANTAS CIENTISTAS PRETAS VOCÊ CONHECE? Proposta de um Jogo com Aplicação de Três Momentos Pedagógicos
Resumo
É possível trabalhar a transversalidade de questão étnico-raciais nas aulas de ciências. Os problemas raciais são normalmente trabalhados pelas disciplinas de educação artística, literatura e história brasileiras, com aulas referentes à história e cultura afro-brasileira, como o decretado pela Lei nº 11.645/2008, sendo mais evidenciado no Dia da Consciência Negra em 20 de novembro. Entretanto, deveria ser mais trabalhado pelas demais disciplinas. Como vincular a ciência e as questões étnico-raciais em uma aula sem levantar novos padrões? Buscando uma alternativa para correlacionar ambos, surgiu a atual pesquisa, baseada na elaboração de uma proposta didática que gerou o jogo autoral, que traz perguntas a fim de saber qual cientista realizou aquele grande avanço científico, disponibilizado na plataforma Wordwall intitulados cientistas pretas trabalhada dentro da metodologia dos 3 momentos pedagógicos. No 1º Momento a Problematização inicial: em uma roda de conversa questionar aos alunos, quantas cientistas pretas eles conhecem? No 2º Momento a Organização do conhecimento: aplicação do material disponibilizado em vídeo e cartilha sobre cientistas pretas de sucesso. No 3.º Momento a Aplicação quis para fixação do conteúdo aplicado. Após a utilização dos 3 momentos pedagógicos, foi possível a verificação do saber científico, inclusivo e social através do conhecimento das questões étnico-raciais, trazendo ao conhecimento da formação educacional de modo a se alcançar o respeito e a representatividade.