ENSINO BASEADO EM PESQUISA: Método Científico como Ferramenta de Aprendizagem na Era da Informação

  • Anderson de Oliveira Ribeiro
  • Gustavo de Paiva Silva
  • Marcos Vinicius Colaço Gonçalves

Resumo

O artigo apresenta uma abordagem para a aplicação de Ensino Baseado em Pesquisa (EBP), esta Metodologia Ativa é uma oportunidade de municiar o professor de ferramentas que, além de ensinar os conteúdos formais, possa introduzir os discentes no universo da pesquisa acadêmica. O objetivo é implementar o EBP de modo que as competências de investigação e construção de conhecimento sejam transmitidas ao longo do desenvolvimento da disciplina e que resulte na apresentação de uma pesquisa científica pelos discentes. A contribuição deste artigo é constatar que mesmo na falta do pleno domínio de convenções do gênero acadêmico/científico dos discentes, isto não foi um impeditivo para a implementação da metodologia e que a identificação dos déficits em metodologia de pesquisa, unidos com ações mitigadoras, podem trazer substancial melhoria em suas habilidades e competências.

Como Citar
DE OLIVEIRA RIBEIRO, Anderson; DE PAIVA SILVA, Gustavo; COLAÇO GONÇALVES, Marcos Vinicius. ENSINO BASEADO EM PESQUISA: Método Científico como Ferramenta de Aprendizagem na Era da Informação. Simpósio, [S.l.], n. 10, apr. 2022. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2493>. Acesso em: 23 nov. 2024.