O COMPROMETIMENTO ÉTICO DO ADVOGADO NO FENÔMENO DA DESCULPABILIZAÇÃO NO DIREITO DE FAMÍLIA: O Filme “História deum Casamento”

  • Anderson Luiz Ribeiro
  • Gabriel Floriana de Andrade Dutra da Rocha

Resumo

O presente artigo, utilizando de revisão bibliográfica e pesquisa de campo, fez uma análise da atuação dos advogados de família do filme “História de Um Casamento”, de Noah Baumbach, e buscou confrontar a conduta profissional duelista em tela com as disposições do Código de Ética e Disciplina da OAB e do Código de Processo Civil de 2015. A pesquisa tratou, também, do princípio da cooperação, dentre os princípios que regem o processo civil no Brasil, e explorou o dever de incentivo aos meios alternativos de resolução de conflitos, tudo com o objetivo de compreender como a postura dos advogados pode afetar as partes em um processo de família, especialmente de divórcio. Além disso, procurou relacionar o tema com a modernização do divórcio no Brasil, revolucionando esse instituto jurídico que, anteriormente, submetia as partes a desgastes emocionais agora entendidos como desnecessários. Para tanto, realizou a conceituação dos tópicos envolvidos na discussão, com vistas a confirmar o posicionamento do ordenamento jurídico brasileiro no incentivo à preservação do bem-estar das partes. A pesquisa de campo junto a advogados que atuam na área familiarista mostrou como tais processos são conduzidos na prática, bem como confirmou os efeitos que uma atuação voltada para o litígio pode comprometer os envolvidos no processo, bem como o seu resultado.

Como Citar
LUIZ RIBEIRO, Anderson; FLORIANA DE ANDRADE DUTRA DA ROCHA, Gabriel. O COMPROMETIMENTO ÉTICO DO ADVOGADO NO FENÔMENO DA DESCULPABILIZAÇÃO NO DIREITO DE FAMÍLIA: O Filme “História deum Casamento”. Simpósio, [S.l.], n. 10, apr. 2022. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2497>. Acesso em: 27 nov. 2024.