A PRÁTICA DA PEDAGOGIA SISTÊMICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

  • Carla Maia Ventura
  • Carolina Expedita Ferreira Couto
  • Adriana Silva Arantes Ernesto

Resumo

Este trabalho realiza uma pesquisa bibliográfica, com base principalmente na produção dos autores Bert Hellinger, Marianne Franke-Griscksch e Oliveira Júnior, buscando apresentar o conceito da Pedagogia Sistêmica e verificar se a mesma pode contribuir para melhoria do processo ensino-aprendizagem. A Pedagogia Sistêmica vem ampliando a visão do que pode existir acerca das dificuldades de aprendizagem, levando em conta o que há de oculto nos sistemas familiares e escolares que impedem a pessoa de crescer. Através dos estudos de Bert Hellinger, que está presente em vários países do mundo e vem crescendo no Brasil como alternativas sistêmicas, como a Constelação Familiar Sistêmica, que olha os transtornos de aprendizagem de um outro lugar. A Pedagogia Sistêmica pode ser aplicada em situações de desintegração, de dificuldades de aprendizagem, de problemas comportamentais, em conflitos e quaisquer problemáticas que surjam direta e indiretamente no sistema escolar.

Como Citar
MAIA VENTURA, Carla; EXPEDITA FERREIRA COUTO, Carolina; SILVA ARANTES ERNESTO, Adriana. A PRÁTICA DA PEDAGOGIA SISTÊMICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Simpósio, [S.l.], n. 10, apr. 2022. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2504>. Acesso em: 23 nov. 2024.