AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: A Relevância do ENADE e seus Relatórios para a Gestão Acadêmica no Ensino Superior

  • Aline Pereira de Oliveira
  • Monike Aparecida Rangel de Azeredo
  • Conceição Ap. Fernandes Lima Panizzi

Resumo

Este artigo tem o propósito de apresentar os resultados do estudo sobre a importância da avaliação institucional no ensino superior como ferramenta de gestão acadêmica, envolvendo sua articulação e os impactos no processo de autoavaliação de um importante elemento de avaliação dos cursos superiores do Brasil, o Exame de Desempenho de Estudante (ENADE). A pesquisa buscou analisar o ENADE e seus relatórios, como referência para a construção de estratégias de gestão institucional e de curso, com foco na melhoria dos processos pedagógicos e organizacionais. A metodologia utilizada foi um estudo exploratório em diferentes fontes bibliográficas, artigos científicos, relatórios do INEP e uma pesquisa de opinião realizada via Google Forms. Ao analisarmos as informações coletadas foi possível constatar que apesar de todas as críticas que ainda precisam ser consideradas em relação ao ENADE, é preciso reconhecer que os relatórios oriundos de sua aplicação significativas para a gestão de uma Instituição de Ensino Superior. são ferramentas.

Como Citar
PEREIRA DE OLIVEIRA, Aline; APARECIDA RANGEL DE AZEREDO, Monike; AP. FERNANDES LIMA PANIZZI, Conceição. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: A Relevância do ENADE e seus Relatórios para a Gestão Acadêmica no Ensino Superior. Simpósio, [S.l.], n. 10, apr. 2022. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2507>. Acesso em: 23 nov. 2024.