PRÁTICA DOCENTE E PANDEMIA: O Impacto do Ensino Remoto na Educação Superior

  • Aparecida Alvarez Maffra
  • Leyla Pereira de Carvalho
  • Luiza Angélica Paschoeto Guimarães

Resumo

O artigo pretende demonstrar os principais impactos do ensino remoto durante a pandemia do Covid-19 na prática docente na educação superior, considerando as dificuldades e as possíveis superações, assim como professores e professoras em diferentes faixas-etárias e experiência profissional vivenciaram essa experiência por mais de um ano atuando na modalidade de ensino remoto. Questiona como o professor, tem vivenciado essa experiência, e como isso vem impactando a sua vida nos aspectos profissional, pedagógico e emocional. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, de caráter exploratório, mas que utilizou dados coletados e quantificados por meio de questionário online, o que denota também as características de pesquisa qualitativa. Verifica-se que a maior dificuldade encontrada inicialmente pelos professores na utilização do ensino remoto foi a transposição das práticas didáticas presenciais para essa nova modalidade educacional.

Como Citar
ALVAREZ MAFFRA, Aparecida; PEREIRA DE CARVALHO, Leyla; PASCHOETO GUIMARÃES, Luiza Angélica. PRÁTICA DOCENTE E PANDEMIA: O Impacto do Ensino Remoto na Educação Superior. Simpósio, [S.l.], n. 10, apr. 2022. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2538>. Acesso em: 23 nov. 2024.