A INFLUÊNCIA DOS PADRÕES: Sua Interferência na Construção da Identidade da Criança e do Adolescente

  • Ana Beatriz Pereira Moutinho
  • Gabriela Porto Silva
  • Marilane Ferreira Confort

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão a respeito da influência dos padrões impostos pela sociedade na construção da identidade da criança e do adolescente, contribuindo para uma percepção onde esses padrões interferem no desenvolvimento cognitivo e social da criança e a escola sendo uma reprodutora dos mesmos. O objetivo geral da pesquisa é investigar se a escola está sendo uma estrutura social que acolhe e prepara seus alunos para a coletividade e solidariedade, ou se ela está excluindo e mantendo os padrões impostos pela sociedade. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, e realizada uma pesquisa de campo por meio de um questionário online com caráter quantitativo. Revisaram-se livros e a construção da pesquisa teve fundamentação filosófica em Aranha, Maria Augusta Gonçalves, Illich, Steinberg e Claudius Ceccon.

Como Citar
PEREIRA MOUTINHO, Ana Beatriz; PORTO SILVA, Gabriela; FERREIRA CONFORT, Marilane. A INFLUÊNCIA DOS PADRÕES: Sua Interferência na Construção da Identidade da Criança e do Adolescente. Simpósio, [S.l.], n. 10, apr. 2022. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2547>. Acesso em: 24 nov. 2024.