PSICOPEDAGOGIA E ANTIRRACISMO: Uma Análise da Implementação da Lei 10.639/03

  • Conceição Aparecida Fernandes Lima Panizzi
  • Lucíola A. Nonanto Valentim
  • Teresa Martins dos Santos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a implementação da Lei 10.639/03 que garante a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o papel da Psicopedagogia nesse contexto. Foi feito um estudo exploratório utilizando a pesquisa bibliográfica e o levantamento de dados por meio de questionário realizado na Plataforma Google Forms, aplicado a funcionários e professores de escolas públicas e privadas da educação infantil, ensino fundamental e médio, da cidade de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Analisamos se após 18 anos da lei sancionada, foi possível notar progresso em relação a conscientização contra o racismo nas escolas, bem como refletimos sobre o papel do profissional de Psicopedagogia na promoção de uma educação antirracista.

Como Citar
APARECIDA FERNANDES LIMA PANIZZI, Conceição; A. NONANTO VALENTIM, Lucíola; MARTINS DOS SANTOS, Teresa. PSICOPEDAGOGIA E ANTIRRACISMO: Uma Análise da Implementação da Lei 10.639/03. Simpósio, [S.l.], n. 10, apr. 2022. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2551>. Acesso em: 23 nov. 2024.