APRENDIZAGEM EFETIVA NO ENSINO SUPERIOR: Análise da Relação Docente X Discente

  • Eiza Knupp Leal
  • José Jorge da Silva Junior
  • Elisa Ferreira Silva de Alcantara

Resumo

No contexto acadêmico atual é muito comum que o aluno armazene o conteúdo de forma mecânica visando apenas obter sucesso na avaliação, o que conhecemos como “decoreba”. Entretanto, essa cultura focada apenas no resultado da avaliação é cultivada desde a educação básica e se livrar dela ampliando a visão desse aluno para o que verdadeiramente importa para sua formação é um grande desafio. Essa pesquisa é relevante, pois abre muitas discussões e estimula a compreensão de que aprendizagem efetiva pode ser a chave no ensino-aprendizagem dentro da relação educacional. Por meio de pesquisa bibliográfica e questionário aplicado, o trabalho revela a visão de docentes e discentes e elucida as estratégias que podem ser adotadas para que o professor seja mediador de conhecimento e os alunos realmente aprendam.

Como Citar
KNUPP LEAL, Eiza; DA SILVA JUNIOR, José Jorge; SILVA DE ALCANTARA, Elisa Ferreira. APRENDIZAGEM EFETIVA NO ENSINO SUPERIOR: Análise da Relação Docente X Discente. Simpósio, [S.l.], n. 10, apr. 2022. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2558>. Acesso em: 23 nov. 2024.