O DESENVOLVIMENTO DA GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA APLICÁVEL AO ENSINO SUPERIOR

  • Wilton Rogério Rozário
  • Emilson Loche
  • Elisa Ferreira Silva de Alcantara

Resumo

O crescente interesse dos discentes pela prática dos jogos eletrônicos, buscando superar suas múltiplas fases, tem seguido no sentido contrário ao interesse e motivação desses alunos pelo estudo de disciplinas regulares do ensino superior. Analisando cuidadosamente os jogos, percebe-se que não são os temas os principais responsáveis pela sedução e o fascínio dos seus praticantes, mas a maneira como eles são expostos. Assim, o objetivo do presente estudo é apresentar o desenvolvimento da gamificação como uma metodologia ativa de ensino aplicável na educação superior; visando o alinhamento entre as abordagens dos conteúdos essenciais ao desenvolvimento profissional, a redução do hiato universidade-empresa e o universo cognitivo dos discentes do século XXI. O estudo detalha as principais características dos jogos eletrônicos e propõe uma estratégia para a implantação gradual da metodologia de ensino baseada na gamificação nas instituições de ensino superior.

Como Citar
ROZÁRIO, Wilton Rogério; LOCHE, Emilson; FERREIRA SILVA DE ALCANTARA, Elisa. O DESENVOLVIMENTO DA GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA APLICÁVEL AO ENSINO SUPERIOR. Simpósio, [S.l.], n. 10, apr. 2022. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2564>. Acesso em: 24 nov. 2024.