A PANDEMIA DA COVID-19 ACENTUA OS CONTORNOS DA PÓS-MODERNIDADE E AGUÇA SEUS REFLEXOS NO ENSINO SUPERIOR

  • Irene Rodrigues de Oliveira
  • Gabriela Adler Lopes
  • Gabriela Leite Ferreira

Resumo

O presente estudo tem por objetivo compreender os impactos da pandemia da Covid-19 no Ensino Superior. Considerando a perspectiva de professores e alunos, analisa-se o aguçar da pós-modernidade no âmbito educacional em decorrência dos protocolos de segurança implementados após a pandemia do novo Coronavírus. O estudo adotou os procedimentos da pesquisa qualitativa e, por meio de uma pesquisa bibliográfica com a abordagem da pesquisa-ação, discute-se as mudanças imediatas na vida de professores e alunos, avalia-se a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação com brevidade e sem planejamento, o que gerou o crescimento das desigualdades por meio da carência de recursos materiais para efetivação do ensino. Finalizando o estudo, nas considerações finais, reflete-se o aceleramento do tempo histórico que essa crise mundial tem ocasionado e a necessidade da universidade se reelaborar e considerar o abismo entre os preferidos e os preteridos.

Como Citar
RODRIGUES DE OLIVEIRA, Irene; ADLER LOPES, Gabriela; LEITE FERREIRA, Gabriela. A PANDEMIA DA COVID-19 ACENTUA OS CONTORNOS DA PÓS-MODERNIDADE E AGUÇA SEUS REFLEXOS NO ENSINO SUPERIOR. Simpósio, [S.l.], n. 10, apr. 2022. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2574>. Acesso em: 23 nov. 2024.