O PODER BRANDO COMO ARMA DE SEDUÇÃO DO BIG STICK EM VOLTA REDONDA SOB A ÓTICA DA REVISTA EM GUARDA: Para a Defesa das Américas (1940-1945)

  • Irene Rodrigues de Oliveira
  • Adson Trocades Pires
  • Matheus Campos Machado
  • Welder Barbosa Melquiades

Resumo

A revista “Em Guarda para a defesa das Américas” serviu como uma arma de sedução norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial (política da boa vizinhança), com a intenção de estender os ideais capitalistas, suprir a demanda de aço dos países aliados e expandir o american way of life. Sob a responsabilidade de Nelson Rockfeller, foi criada a OCCIA que fez do Birô, o principal instrumento de penetração no Brasil. Em parceria com o DIP, estendeu as suas atividades no Brasil, contribuiu para a efetividade da filantropia e a circulação desse periódico corroborou para construção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Durante a análise foi possível detectar o discurso e as representações construídas acerca da América Latina, encarada como um novo oeste a ser domado e civilizado.

Como Citar
RODRIGUES DE OLIVEIRA, Irene et al. O PODER BRANDO COMO ARMA DE SEDUÇÃO DO BIG STICK EM VOLTA REDONDA SOB A ÓTICA DA REVISTA EM GUARDA: Para a Defesa das Américas (1940-1945). Simpósio, [S.l.], n. 10, apr. 2022. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2576>. Acesso em: 24 nov. 2024.