LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: Teoria e Prática
LITERARY LITERACY IN THE CLASSROOM: Theory and Practice
Resumo
O objetivo geral desta pesquisa é apresentar reflexões acerca do conceito de letramento literário e o modo como é tratado em documentos como a BNCC e o Novo Ensino Médio. Então, a partir de teóricos que abordam o assunto, são levantadas questões em torno da prática pelo livro didático em relação a tais direcionamentos. Desse modo, pretende-se contribuir para a reflexão sobre os desafios a serem superados quanto ao estímulo à leitura no percurso escolar e como isso se dá no sistema educacional. Para tal propósito, foi analisado o livro Multiversos: Língua Portuguesa (Ensino Médio), de Maria Tereza A. Campos e Lucas S. Oda, do ano de 2020. Durante a análise, foram considerados os pontos que trataram sobre a literatura e suas peculiaridades. Assim, percebemos a falta de base no panorama apresentado sobre o assunto e como isso pode vir a atrapalhar o desenvolvimento das atividades posteriores, tanto para o aluno como para o professor. Por fim, observamos como as aulas de literatura vêm sendo negligenciadas no processo educativo e, além disso, que muitos desafios precisam ser vencidos para que o letramento literário se torne constante em sala de aula, fazendo com que a leitura se transforme em hábito para que, assim, consigamos formar leitores.