AS NOVAS FORMAS DE LEITURA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Análise de Material Didático

THE NEW FORMS OF READING AND LANGUAGE TEACHING PORTUGUESE: Analysis of Didactic Material

  • Erick Corrêa Pinto Soares
  • Vitória Hadassa Pinheiro de Carvalho Barbosa
  • Juliana Barros Nespoli

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral discutir o desenvolvimento das práticas de leitura nas aulas de Língua Portuguesa. O objetivo específico é investigar a forma como é tratada a leitura no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, foi analisado o livro Multiversos: Língua Portuguesa (Ensino Médio), de Maria Tereza A. Campos e Lucas S. Oda, publicado em 2020 pela FDT Educação. Os aspectos considerados na análise foram: a concepção de leitura adotada; a diversidade de textos; as atividades que propiciam (ou não) diferentes momentos de contato com o texto; e as oportunidades de inserção do estudante/leitor na cultura digital. Assim, verificou-se uma abordagem sociointeracional de leitura, contemplada a partir do desenvolvimento de atividades pré-textuais, textuais e pós-textuais, além de uma diversidade de gêneros textuais, tanto tradicionais quanto oriundos dos meios digitais.

Como Citar
SOARES, Erick Corrêa Pinto; BARBOSA, Vitória Hadassa Pinheiro de Carvalho; NESPOLI, Juliana Barros. AS NOVAS FORMAS DE LEITURA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Análise de Material Didático. Simpósio, [S.l.], n. 11, p. 1, may 2023. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2757>. Acesso em: 23 nov. 2024.