PANDEMIA E SEUS ASPECTOS: Uma Relação Vinculada à Aprendizagem

PANDEMIC AND ITS ASPECTS: A Relationship Linked to Learning

  • Eloah de Lacerda Vila Nova
  • Laura Efigênia Pereira Barboza
  • Luiza Angélica Paschoeto Guimarães

Resumo

Este artigo analisa o cenário pandêmico e seus possíveis agravantes na defasagem de aprendizagem dos alunos tanto em escolas públicas quanto em escolas particulares. Tem por objetivo refletir sobre os efeitos negativos do período de ensino remoto no processo de aprendizagem dos alunos, de modo a verificar os motivos do agravamento das defasagens de aprendizagem na pandemia e identificar possíveis fatores presentes na vida do aluno que o levaram a desenvolver as tais defasagens. Adotou como metodologia o estudo bibliográfico de caráter qualitativo, bem como utilizou a pesquisa de campo por meio de um questionário respondido por professores do município de Volta Redonda e cidades vizinhas. Verificou-se que alguns problemas como a falta de preparo prévio da família para o uso das tecnologias, a rotina de trabalho dos responsáveis, falta de um acompanhamento mais efetivo do docente e o comportamento socioemocional dos estudantes foram alguns dos fatores que possibilitaram a defasagem de aprendizagem após o período pandêmico.

Como Citar
NOVA, Eloah de Lacerda Vila; BARBOZA, Laura Efigênia Pereira; GUIMARÃES, Luiza Angélica Paschoeto. PANDEMIA E SEUS ASPECTOS: Uma Relação Vinculada à Aprendizagem. Simpósio, [S.l.], n. 11, p. 1, may 2023. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2763>. Acesso em: 23 nov. 2024.