Avaliação Diagnóstica no Pós Pandemia

Diagnostic Evaluation in the Post-Pandemic

  • Elisa F. S. Alcantara

Resumo

Em 2002 reiniciamos o período letivo sem o ensino remoto utilizado nos dois últimos anos de pandemia. Com o objetivo de verificar as fragilidades resultantes dos dois anos sem aulas presenciais foi realizada uma avaliação diagnóstica em todas as turmas dos cursos de graduação do UGB. A avaliação é um processo contínuo que visa subsidiar o ensino e a aprendizagem por meio de feeedback da assimilação dos estudantes. Ela oferece ainda, referências sobre as estratégias de ensino adotadas, facilitando assim o trabalho docente com vistas a um replanejamento e possíveis ajustes, se necessário. Neste contexto, o ano de 2002, exigiu uma atenção especial com foco na avaliação diagnóstica, que é uma ferramenta que busca trazer informações sobre o quanto e como os alunos dominaram determinados conhecimentos, habilidades e competências durante o ensino remoto no período de pandemia em 2020 e 2021. No UGB, a avaliação diagnostica foi aplicada no início de cada semestre em 2022 e buscou responder as seguintes questões: Qual a realidade de cada turma e especificamente de cada aluno no que concerne à aprendizagem e domínio conceitual? Quais as maiores dificuldades e defasagens apresentadas pelos estudantes após os dois anos exclusivamente remotos? Quais as estratégias necessárias para trabalhar as defasagens encontradas?

Como Citar
ALCANTARA, Elisa F. S.. Avaliação Diagnóstica no Pós Pandemia. Simpósio, [S.l.], n. 11, p. 5, may 2023. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2779>. Acesso em: 23 nov. 2024.