Avaliação Diagnóstica no Pós Pandemia
Diagnostic Evaluation in the Post-Pandemic
Resumo
Em 2002 reiniciamos o período letivo sem o ensino remoto utilizado nos dois últimos anos de pandemia. Com o objetivo de verificar as fragilidades resultantes dos dois anos sem aulas presenciais foi realizada uma avaliação diagnóstica em todas as turmas dos cursos de graduação do UGB. A avaliação é um processo contínuo que visa subsidiar o ensino e a aprendizagem por meio de feeedback da assimilação dos estudantes. Ela oferece ainda, referências sobre as estratégias de ensino adotadas, facilitando assim o trabalho docente com vistas a um replanejamento e possíveis ajustes, se necessário. Neste contexto, o ano de 2002, exigiu uma atenção especial com foco na avaliação diagnóstica, que é uma ferramenta que busca trazer informações sobre o quanto e como os alunos dominaram determinados conhecimentos, habilidades e competências durante o ensino remoto no período de pandemia em 2020 e 2021. No UGB, a avaliação diagnostica foi aplicada no início de cada semestre em 2022 e buscou responder as seguintes questões: Qual a realidade de cada turma e especificamente de cada aluno no que concerne à aprendizagem e domínio conceitual? Quais as maiores dificuldades e defasagens apresentadas pelos estudantes após os dois anos exclusivamente remotos? Quais as estratégias necessárias para trabalhar as defasagens encontradas?