CONCRETO COM RESÍDUO DE PNEU INSERVÍVEL
Resumo
Atualmente, a questão ambiental tem ganhado destaque no contexto mundial, levando a países e empresas a discutir a importância da sustentabilidade e dos cuidados com a natureza. E como a indústria da construção é apontada pelo Conselho Internacional da Construção (CIB) como o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais, é necessário adotar algumas práticas menos agressivas ao meio ambiente, é onde entra a utilização de resíduos, sejam eles oriundos da construção civil ou de outras indústrias. Diante deste contexto, surgiu a possibilidade da utilização do resíduo de pneu inservível como agregado na produção de concreto, reduzindo então a utilização de matéria prima (areia) e colaborando para o descarte do pneu inservível. Desta forma, foi elaborado 3 traços distintos e 1 traço de referência. Os traços foram definidos pela porcentagem de substituição (2%, 6% e 10%). Foi estudado a trabalhabilidade e resistência a compressão axial. Onde foi possível verificar que a substituição gera uma redução na resistência a compressão axial do concreto, entretanto o traço com substituição de 6% apresentou resultado satisfatório.