A DESIGUALDADE SOCIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO

  • Audrey Sampaio Müller Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Luiza Angélica Paschoeto Guimarães Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

Este artigo investiga a intrincada problemática da desigualdade educacional, analisando suas manifestações e impactos no cenário educacional brasileiro. Ao abordar a disparidade no acesso aos recursos educacionais, as influências socioeconômicas nas trajetórias acadêmicas e as consequências dessas desigualdades, o estudo destaca a urgência de transformações no sistema educacional. O trabalho propõe soluções abrangentes, incluindo o investimento equitativo em educação, programas de apoio aos alunos e a formação contínua de professores, rompendo com as barreiras existentes. Ao considerar a importância de políticas específicas para a inclusão de minorias e grupos marginalizados, assim como a participação ativa dos pais, o artigo busca contribuir para o diálogo sobre a construção de uma educação mais equitativa e justa. Conclui reiterando o compromisso contínuo necessário para transformar a desigualdade educacional em um ideal alcançado, moldando um futuro no qual cada aluno tenha acesso igualitário ao conhecimento, independentemente de suas situações socioeconômicas.

Como Citar
MÜLLER, Audrey Sampaio; GUIMARÃES, Luiza Angélica Paschoeto. A DESIGUALDADE SOCIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO. Simpósio, [S.l.], n. 12, p. 1, feb. 2024. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3061>. Acesso em: 23 nov. 2024.