“DIGA-ME COM QUEM TU ANDAS E EU DIREI QUEM TU ÉS!” UMA ANÁLISE DE MERCADO DE TRABALHO DE PROFISSIONAIS GRADUADOS ATRAVÉS DO SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA
Resumo
O estudo aqui proposto tem como objetivo avaliar a aceitação ou não de profissionais que recentemente estão sendo graduados através do Ensino a Distância (EaD) no mercado de trabalho. Aproveitamos nesta pesquisa para avaliar o mercado que passou a se destacar oferecendo esta modalidade de formação acadêmica e assim, analisar quais carreiras estão sendo mais procuradas na formação EaD, bem como as mais requisitadas pelo mercado de trabalho. Para tal, o referencial-histórico está estruturado nos fatos legais do surgimento da modalidade da EaD, na complexa variedade de formação curricular e profissional e no grau de aceitação desses profissionais pelo mercado de trabalho. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa quantitativa, com a realização de entrevistas estruturadas que avaliam o grau de aceitação para o mercado de trabalho atualmente, cujas respostas foram assinaladas por empresários e responsáveis pela contratação de profissionais em suas empresas. A análise dos dados remete a uma comparação entre a crescente margem de alunos que optaram por EaD no Brasil e o grau de confiabilidade através dos responsáveis pela contratação. Como conclusão parcial, encontramos o risco de uma formação superior na modalidade EaD, porém não muito diferente quando se avalia a conceituação teórica compreendida pelos alunos que fizeram de forma presencial, porém acredita-se na perda das características fundamentais desta etapa da aprendizagem na formação do profissional. Vale ressaltar que o ensino EaD não é novo, mas em termos econômicos fez com que seus custos fossem bastante atraentes, tanto para quem procura como para aqueles que oferecem.