JOGOS ESPECIAIS NO PRECESSO DE INCLUSÃO
Resumo
Os Jogos adaptados tiveram início através da reabilitação de soldados que sofriam vários tipos
de patologias decorrentes das batalhas como amputações, fraturas, torções, etc. O médico
responsável por um centro de reabilitação na cidade de Stoke Mandiville na Inglaterra, Dr.
Guttmann, foi incumbido de iniciar os jogos adaptados naquela cidade, sendo o arco e flecha
como sua primeira modalidade. No Brasil, tudo se iniciou através de dois atletas cadeirantes,
Sérgio Del Grande e Sampaio de Almeida que fundaram o Clube dos Paraplégicos de São
Paulo e o Clube do Otimismo - RJ respectivamente no mesmo ano de 1958. Ao decorrer dos
anos os jogos adaptados foram sendo aprimorados, adquirindo regras, novas modalidades,
mais adeptos até tomarem a proporção dos jogos Paralímpicos de hoje. O presente trabalho
objetivou os jogos no âmbito escolar. Estes jogos, diferentemente dos jogos de rendimento,
visam à participação, ou seja, que todos independentes de sua deficiência participem de
alguma modalidade com o fim de que ele seja integrado no meio, consequentemente na
sociedade. O Centro Universitário Geral Di Biasi (UGB), desenvolve em conjunto com seu
corpo docente e discente, estes jogos ao longo de 3 anos com participação das escolas e
instituições de nossa região. Desta forma procurou-se identificar nestes jogos a importância da
competição no processo de inclusão do deficiente.