ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DIRECIONADAS AO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E AO MELHOR DESEMPENHO DO ENADE

  • José Guilherme Leitão Pinheiro Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Marcos Antonio da Silva Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Marcelo José Gonçalves Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) consiste em um marco de extrema relevância na jornada acadêmica dos estudantes brasileiros, não só pela constituição da nota, mais também pela confiabilidade e excelência de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Por essas questões, o desenvolvimento de atividades transversais no segmento final dos cursos de graduação pode contribuir significativamente na preparação e motivação dos discentes para a realização do exame. Neste trabalho serão apresentadas atividades que foram elaboradas nas turmas de nono e décimo período do curso de Engenharia Civil do Campus de Nova Iguaçu da UGB/FERP. Tais atividades, além de contribuir para a elaboração do exame de desempenho, também foi incluída no panejamento curricular de disciplinas alvo, servindo como elemento avaliativo secundário. Os resultados mostram que além dessas atividades é necessário a elaboração de indicadores educacionais que viabilizem estabelecer uma postura proativa e responsável nos discentes.

Como Citar
PINHEIRO, José Guilherme Leitão; SILVA, Marcos Antonio da; GONÇALVES, Marcelo José. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DIRECIONADAS AO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E AO MELHOR DESEMPENHO DO ENADE. Simpósio, [S.l.], n. 12, mar. 2024. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3189>. Acesso em: 02 dec. 2024.