OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO

  • Angela Angela Marta de Souza Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Hosana Lima Siqueira de Souza Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

A pedagogia refere-se às práticas e teorias relacionadas ao ensino e à aprendizagem, enquanto a diversidade de alunos abrange as diferenças individuais entre os estudantes. O objetivo deste artigo foi explorar os principais desafios enfrentados pelos professores universitários nesse cenário dinâmico e refletir sobre a importância da formação pedagógica para o professor universitário, por meio de um texto reflexivo desenvolvido entre junho e dezembro de 2023. A metodologia utilizada foi uma pesquisa na base de dados Scielo, Google Acadêmico e Periódicos Capes, em trabalhos que abordassem a temática proposta. Foram selecionados 38 documentos entre artigos, dissertações de mestrado e doutorado e livros. Foram descritos 3 tópicos sobre a diversidade dos alunos, a tecnologia e as mudanças pedagógicas e inovação pedagógica no ensino superior. Superar esses desafios requer uma abordagem holística que envolva políticas institucionais, apoio à formação pedagógica, reconhecimento e incentivo para práticas de ensino inovadoras, além de um compromisso contínuo com o desenvolvimento profissional dos docentes universitários. As instituições de ensino superior devem criar um ambiente que valorize tanto a pesquisa quanto o ensino, reconhecendo a importância complementar dessas atividades para a missão educacional da instituição

Como Citar
ANGELA MARTA DE SOUZA, Angela; LIMA SIQUEIRA DE SOUZA, Hosana. OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO. Simpósio, [S.l.], n. 12, p. 1, mar. 2024. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3195>. Acesso em: 23 nov. 2024.