SOFTWARES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR

POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

  • UGB FERP UGB
  • Carlos Vitor Carvalho

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os softwares educacionais FLUXOVENTO, CONSTRUFIG3D e VISUALFIG3D. Tais softwares podem ser utilizados em sala de aula como ferramenta de apoio, especificamente em disciplinas das áreas de arquitetura, matemática e engenharia. Os sistemas apresentados neste trabalho, são resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos desde 1999 pelo autor deste trabalho e estão inseridos em linhas de pesquisas onde uma das ideias principais é desenvolver ambientes computacionais multidisciplinares, que utilizam técnicas na área de Sistemas e Computação, para solucionar problemas das mais diversas áreas como educação, medicina, engenharias, física, matemática, biologia, geologia, etc. A Teoria da Aprendizagem Significativa é o referencial teórico que norteia este trabalho, onde os softwares atuam como materiais potencialmente significativos, que juntamente com os conhecimentos prévios e vontade de aprender constituem o núcleo principal da teoria.

Como Citar
FERP, UGB; CARVALHO, Carlos Vitor. SOFTWARES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR. Simpósio, [S.l.], n. 2, oct. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/338>. Acesso em: 24 nov. 2024.