A importância da afetividade na aprendizagem

  • Mariana Vanessa Plácida Oliveira UGB
  • Guilherme Raymundo Costa UGB

Resumo

Este artigo aborda a importância da afetividade no processo de aprendizagem na Educação Infantil, destacando a evolução do entendimento sobre o papel da escola. Tradicionalmente, a escola era vista como um espaço focado apenas na transmissão de conteúdo, com ênfase na memorização. No entanto, teóricos como Piaget, Vygotsky, Wallon e Anísio Teixeira contribuíram para uma visão mais ampla, que inclui o desenvolvimento afetivo da criança como parte essencial do processo de aprendizagem. Segundo Anísio Teixeira, aprender vai além da simples memorização e envolve a capacidade de agir de forma apropriada em diversas situações. Ele defende que a escola deve proporcionar o desenvolvimento cognitivo, mas também favorecer a integração social da criança. Nesse contexto, a afetividade é apresentada como parte inseparável do processo cognitivo, sendo fundamental para a motivação e o desejo de crescer. A pesquisa propõe investigar como a afetividade entre alunos e professores influencia o processo de aprendizagem, apresentando as hipóteses de que a afetividade facilita o aprendizado e que a falta de vínculos afetivos pode comprometer esse processo. O objetivo principal é analisar a importância dos vínculos afetivos na Educação Infantil, destacando a especificidade dessa etapa educacional e a necessidade de ambientes que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa-bibliográfica, utilizando artigos, teses e livros sobre o tema. A relevância do estudo se dá pela necessidade de considerar os aspectos afetivos no desenvolvimento das crianças, com implicações práticas para psicopedagogos e educadores.
Como Citar
OLIVEIRA, Mariana Vanessa Plácida; COSTA, Guilherme Raymundo. A importância da afetividade na aprendizagem. Simpósio, [S.l.], n. 13, may 2025. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3410>. Acesso em: 02 june 2025.