FORMAÇÃO DE GESTORES ÉTICOS E INOVADORES

A Filosofia como Base na Educação em Administração

  • Daniela Natividade UGB

Resumo

A formação de gestores éticos e inovadores no curso de Administração requer uma abordagem pedagógica que valorize a ética como conteúdo essencial da Filosofia. Este artigo tem como objetivo analisar a relevância do ensino de ética e Filosofia na formação de administradores comprometidos com a inovação e a responsabilidade social, bem como identificar práticas pedagógicas que possam superar os desafios do desinteresse dos estudantes e promover um aprendizado significativo. A metodologia utilizada consiste em uma análise teórica baseada em marcos históricos e contemporâneos do ensino de Filosofia no Brasil, destacando a importância de metodologias ativas e criativas. Práticas como estudos de caso, gamificação e aprendizagem baseada em problemas (PBL) são abordadas como ferramentas eficazes para conectar a teoria à prática, capacitando os alunos a resolver dilemas éticos e a desenvolver competências críticas e reflexivas. Essas estratégias promovem não apenas a formação de gestores mais éticos e inovadores, mas também de organizações mais responsáveis e sustentáveis.

Como Citar
NATIVIDADE, Daniela. FORMAÇÃO DE GESTORES ÉTICOS E INOVADORES. Simpósio, [S.l.], n. 13, may 2025. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3446>. Acesso em: 02 june 2025.