DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS IMIGRANTES NAS ESCOLAS

  • Daniela Natividade
  • Guilherme Ribeiro de Paula UGB
  • Nayara Silva de Alcantara UGB

Resumo

Este artigo aborda os desafios e estratégias para a inclusão de alunos imigrantes nas escolas brasileiras de educação básica, considerando o crescente número de estudantes provenientes de diferentes contextos culturais. São analisadas as barreiras linguísticas, culturais e sociais enfrentadas por esses alunos, bem como a importância de práticas pedagógicas inclusivas, como o ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) e a adaptação curricular multicultural. Além disso, destaca-se a relevância de políticas públicas que promovam o suporte psicossocial, a formação continuada de professores e a valorização da diversidade cultural. O estudo considera que a inclusão efetiva desses estudantes requer uma abordagem multidimensional e a articulação entre escola, família e comunidade, com vistas a garantir uma educação de qualidade e equitativa para todos.

Como Citar
NATIVIDADE, Daniela; DE PAULA, Guilherme Ribeiro; DE ALCANTARA, Nayara Silva. DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS IMIGRANTES NAS ESCOLAS. Simpósio, [S.l.], n. 13, may 2025. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3469>. Acesso em: 02 june 2025.