DIREÇÃO ESCOLAR:

A intrínseca relação entre a gestão e a liderança

  • Elisa Ferreira Silva de Alcantara UGB
  • Guilherme Ribeiro de Paula UGB
  • Nayara Silva de Alcantara UGB

Resumo

Este artigo analisa a intrínseca relação entre gestão e liderança no contexto da direção escolar, destacando sua complementaridade e importância para a construção de escolas democráticas e participativas. A partir de uma metodologia exclusivamente bibliográfica, o estudo explora conceitos, diferenças e interações entre as dimensões de gestão e liderança, enfatizando seus impactos no desempenho da comunidade escolar. Argumenta-se que diretores que equilibram competências gerenciais e habilidades de liderança promovem um ambiente colaborativo, inovador e comprometido com o desenvolvimento integral dos alunos e com a melhoria contínua da educação. Ao integrar essas dimensões, gestores escolares podem alinhar demandas administrativas e pedagógicas, resultando em práticas educacionais mais eficazes e transformadoras.

Como Citar
DE ALCANTARA, Elisa Ferreira Silva; DE PAULA, Guilherme Ribeiro; DE ALCANTARA, Nayara Silva. DIREÇÃO ESCOLAR:. Simpósio, [S.l.], n. 13, may 2025. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3470>. Acesso em: 02 june 2025.