FIOS E DESAFIOS DA INCLUSÃO:
Práticas Inclusivas e Reflexões Sobre a Síndrome de Down
Resumo
É preciso compreender a educação e o processo de ensino-aprendizagem como um direito de todos. Assim, o processo de inclusão de alunos com deficiência se apresenta como um fenômeno atual, sendo um desafio para todos nós professores. Dentre as diferentes deficiências, a Deficiência Intelectual se torna um desafio, em especial a Síndrome de Down, por apresentar como característica principal, o atraso cognitivo. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é apresentar o debate acerca do processo inclusivo de alunos com Síndrome de Down no Ensino Superior. Propõe ainda, promover uma reflexão sobre os desafios e as possibilidades para a promoção da inclusão em sala de aula. O estudo apresenta como suporte metodológico, a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Acreditamos que os resultados dessa pesquisa, possam contribuir de forma significativa, no processo de trabalho de docentes, que estejam engajados e interessados em conhecer mais sobre a Síndrome de Down, e suas especificidades na inclusão em sala de aula.