FIOS E DESAFIOS DA INCLUSÃO:

Práticas Inclusivas e Reflexões Sobre a Síndrome de Down

  • Wagner Nery Copola UGB

Resumo

É preciso compreender a educação e o processo de ensino-aprendizagem como um direito de todos. Assim, o processo de inclusão de alunos com deficiência se apresenta como um fenômeno atual, sendo um desafio para todos nós professores. Dentre as diferentes deficiências, a Deficiência Intelectual se torna um desafio, em especial a Síndrome de Down, por apresentar como característica principal, o atraso cognitivo. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é apresentar o debate acerca do processo inclusivo de alunos com Síndrome de Down no Ensino Superior. Propõe ainda, promover uma reflexão sobre os desafios e as possibilidades para a promoção da inclusão em sala de aula. O estudo apresenta como suporte metodológico, a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Acreditamos que os resultados dessa pesquisa, possam contribuir de forma significativa, no processo de trabalho de docentes, que estejam engajados e interessados em conhecer mais sobre a Síndrome de Down, e suas especificidades na inclusão em sala de aula.

Como Citar
COPOLA, Wagner Nery. FIOS E DESAFIOS DA INCLUSÃO:. Simpósio, [S.l.], n. 13, may 2025. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3473>. Acesso em: 02 june 2025.