PROMOVENDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA INCLUSIVA

Análise e pesquisa de uma prática pedagógica em vídeo com Libras.

  • Rodrigo Resende Alves UGB
  • Douglas Vilas da Silva UGB

Resumo

Nos últimos anos, a busca por práticas pedagógicas inclusivas tem ganhado destaque na educação financeira, visando garantir que todos tenham acesso igualitário ao conhecimento sobre o mercado financeiro e suas complexidades. Entre as diversas estratégias desenvolvidas para atingir esse objetivo, os recursos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) emergem como uma poderosa ferramenta de inclusão. Esta prática se dedica a desenvolver um vídeo a ser produzido pelos alunos em Libras sobre temas do mercado financeiro do 6º período do curso de Administração da UGB/FERP. A disciplina de mercado financeiro, integrante do currículo, apresenta desafios únicos devido à sua complexidade teórica e à necessidade de aplicação prática dos conceitos abordados. As pessoas com deficiência (PCD), surdos, enfrentam barreiras linguísticas e de comunicação, o acesso a conteúdos claros e compreensíveis é crucial para o aprendizado do conteúdo da disciplina. Através dessa prática, investigaremos como a utilização de Libras não apenas transcende as barreiras linguísticas, mas também é importante para a compreensão de conceitos econômicos e financeiros por parte da comunidade surda. Além disso, exploraremos o impacto dessa abordagem na promoção da inclusão social e educacional, destacando os benefícios de uma educação financeira adaptada às necessidades diversificadas de aprendizagem. Ao analisar cuidadosamente essa abordagem pedagógica através de vídeos, nosso objetivo é não apenas ressaltar sua eficiência na transmissão de conhecimentos financeiros, mas também colaborar para o avanço de métodos educativos mais inclusivos e acessíveis em diversos ambientes educacionais de forma a colocar os alunos como centro da aprendizagem, sendo esse aprendiz um sujeito ativo na construção do conhecimento. Para coletar dados, realizaremos uma pesquisa com os alunos da turma PCD (Pessoas com Deficiência), buscando entender melhor os impactos e benefícios percebidos por eles.

Como Citar
ALVES, Rodrigo Resende; DA SILVA, Douglas Vilas. PROMOVENDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA INCLUSIVA. Simpósio, [S.l.], n. 13, june 2025. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3522>. Acesso em: 01 july 2025.