RELATO DE EXPERIÊNCIA

Atividades Práticas Transversais nas Relações Etnico-Raciais em Libras

  • Andréa Oliveira Almeida UGB

Resumo

O Centro Universitário Geraldo Di Biase – UGB, em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, oferece aos alunos com deficiência a participação no projeto “Diploma Cidadão”. Estudam nessas turmas do curso de Administração, alunos com deficiência, dentre eles, alunos Surdos que se comunicam com a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. LIBRAS é a língua natural usada pela comunidade Surda do nosso país, além de ser também a língua de instrução que circula em duas turmas do curso de Administração. É crescente o número de estudantes Surdos no Ensino Superior, pesquisas comprovam esses dados: A maior presença de estudantes surdos em contextos universitários é recente, e decorre de diversos fatores, entre os quais: o reconhecimento, a partir de meados da década de 1990, do status de língua para a língua de sinais; o desenvolvimento de propostas de educação bilíngue de qualidade para surdos; e um momento histórico no qual políticas públicas de inclusão vêm aos poucos aumentando o acesso e a participação ativa de pessoas com necessidades especiais em diferentes contextos sociais. (BISOL & VALENTINI, 2010). Vale destacar que nas duas turmas do Diploma Cidadão, há dois Intérpretes de LIBRAS em cada uma, que se revezam entre si, para traduzir a comunicação entre alunos Surdos x alunos ouvintes, e entre professores ouvintes x alunos Surdos. Dentre as várias disciplinas cursadas por essas turmas, temos Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem Aplicadas a Educação das Relaçoes Étnicoraciais – APTA III, com uma carga horária de 60h, no 3º período do curso, importante dizer que a professora que ministra tal disciplina é fluente na Língua de Sinais, não dependendo assim dos Intérpretes de LIBRAS.

Como Citar
ALMEIDA, Andréa Oliveira. RELATO DE EXPERIÊNCIA. Simpósio, [S.l.], n. 13, june 2025. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3523>. Acesso em: 01 july 2025.