JOEMP

Promovendo a Inclusão, o Desenvolvimento de Estratégias e a Inovação por meio de Jogos Empresariais Acessíveis.

  • Ana Clara de Araújo Teixeira UGB
  • Angélica Avila Sampaio UGB
  • Cláudia Valente Siqueira UGB
  • Douglas Vilas da Silva UGB
  • Luiz Henrique Oliveira Alves UGB
  • Rafael Teixeira dos Santos UGB

Resumo

O projeto de elaboração de um jogo empresarial acessível para pessoas com deficiência (PCD) utilizou uma abordagem centrada no usuário e foi desenvolvido com o objetivo de promover a inclusão e a igualdade no ambiente corporativo por meio de um jogo único e diferenciado, demonstrando que pessoas com deficiência são capazes de desempenhar papéis importantes nas empresas. A principal motivação foi combater o preconceito e a estigmatização que muitas vezes cercam as pessoas com deficiência. Foram considerados critérios de acessibilidade visual, auditiva e motora, garantindo que o jogo pudesse ser utilizado por todos os participantes O jogo foi projetado para ser uma ferramenta prática apresentando condições adequadas por meio da dinâmica do jogo, onde os participantes puderam aplicar conhecimentos de administração e trabalhar em equipe, mostrando que a deficiência não é um obstáculo intransponível. Os resultados da avaliação mostraram que o jogo foi eficaz em promover a inclusão e a mudança de percepção sobre as pessoas com deficiência. Os participantes relataram que o jogo foi divertido e educativo, e que aprenderam muito sobre as habilidades e capacidades das pessoas com deficiência. Além disso, os participantes destacaram a importância da inclusão no ambiente de trabalho e a necessidade de criar oportunidades para todos

Como Citar
TEIXEIRA, Ana Clara de Araújo et al. JOEMP. Simpósio, [S.l.], n. 13, june 2025. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3531>. Acesso em: 01 july 2025.