Transtorno Específico da Aprendizagem com Prejuízo na Leitura Dislexia
Resumo
O Transtorno Específico da Aprendizagem com Prejuízo na Leitura, é descrito no DSM-5-TR como um transtorno que afeta habilidades de leitura e compreensão do conteúdo lido, sendo comumente referido como Dislexia. O transtorno está inserido no grupo dos Transtornos Específicos de Aprendizagem e o prejuízo da leitura acomete a precisão, velocidade e compreensão. Os comprometimentos do quadro são crônicos e permanecem até a vida adulta interferindo no processo de graduação e envolvendo domínios como grafia, ortografia e matemática, além das características específicas da leitura. Objetivo: Realizar uma revisão narrativa com o objetivo de formular um guia de orientação pedagógica para o professor do ensino superior visando a inclusão de pessoas com Dislexia utilizando fontes baseadas em evidências. Método: Uso dos critérios diagnósticos do DSM-5 como norteador das especificidades, levantamento de aplicativos e ferramentas virtuais e posterior elaboração do material de orientação. Apoio no modelo proposto pelo Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) como forma de acessibilidade. Resultados: Proposta de um guia de orientação para favorecer a inclusão de pessoas com dislexia no ensino superior. O guia não exclui o estudo aprofundado do quadro complexo e suas especificidades.