A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO:
Paradigmas éticos e morais
Resumo
O presente resumo tem por objetivo a relação entre ética, moral e o papel da mulher na sociedade brasileira, destacando a complexidade do tema, especialmente no contexto do mercado de trabalho. Historicamente, as mulheres foram subjugadas e excluídas de direitos, sendo relegadas ao espaço doméstico e à submissão. No entanto, essa realidade tem mudado após a Segunda Guerra Mundial com uma ruptura desses paradigmas, permitindo uma nova discussão sobre a administração de carreiras e uma intensificação da participação feminina no mercado de trabalho. enfatiza a necessidade de romper com estereótipos de gênero e promover a igualdade entre sexos. Apesar dos avanços em que muitas empresas têm implementado políticas de inclusão e igualdade de gêneros, tem demonstrado um compromisso ético e social contribuindo para a evolução da sociedade brasileira, a desigualdade persiste, com mulheres recebendo salários menores em relação aos homens em posições de alta gerência. A pesquisa em artigos científicos, doutrinas e legislações foram utilizadas para corroborar com a ética, moral e a mulher.