DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDO SOBRE TRANSTORNO DEPRESSIVO PARA CARTILHA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • Victor Maximiliano Reis Tebaldi UGB
  • Aline Cristina Teixeira Mallet UGB

Resumo

A ação teve como objetivo elaborar um texto informativo e educativo sobre o transtorno depressivo visando integrar uma cartilha sobre educação inclusiva no ensino superior. Buscou-se fornecer informações claras e acessíveis sobre a depressão, as características, os sintomas e suas possíveis causas, além de destacar práticas pedagógicas que promovam a inclusão no ambiente acadêmico. O conteúdo da cartilha aborda o transtorno depressivo em várias dimensões, começando pela definição e características do transtorno, enfatizando sua prevalência e impacto na vida cotidiana dos indivíduos. São detalhados os principais sintomas e critérios diagnósticos, como a presença de humor deprimido, perda de interesse, alterações no apetite e sono, e pensamentos suicidas. O material também explora as diversas causas da depressão, incluindo fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos, proporcionando uma compreensão abrangente dos elementos que contribuem para o desenvolvimento do transtorno.


Além disso, o material oferece estratégias práticas de mediação pedagógica para docentes do ensino superior, enfatizando a importância de estabelecer um relacionamento colaborativo com os alunos, evitar técnicas negativas, e realizar ajustes e acomodações nas tarefas acadêmicas. São fornecidas orientações detalhadas sobre como criar um ambiente de sucesso, planejar atividades que promovam o bem-estar dos alunos e colaborar com profissionais de saúde mental. Essas estratégias visam capacitar os professores a oferecerem um suporte efetivo e sensível, contribuindo para a inclusão e o sucesso acadêmico dos alunos com transtorno depressivo.

Como Citar
TEBALDI, Victor Maximiliano Reis; MALLET, Aline Cristina Teixeira. DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDO SOBRE TRANSTORNO DEPRESSIVO PARA CARTILHA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Simpósio, [S.l.], n. 13, june 2025. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3548>. Acesso em: 01 july 2025.