Educação Ambiental e Inclusão

Um Relato de Experiência com uma Turma de PCD no Curso de Administração em APTA II

  • Cleber Vicente Gonçalves UGB
  • Cleber Vicente Gonçalves UGB

Resumo

Na contemporaneidade, a educação ambiental se apresenta como uma componente essencial na formação de administradores conscientes e responsáveis, capazes de integrar práticas sustentáveis no core business das organizações. Neste contexto, a disciplina APTA II foi desenhada para fomentar o conhecimento técnico, além de uma consciência ambiental robusta. O desafio se amplia ao considerarmos turmas compostas por alunos com deficiência (PCD), onde as práticas pedagógicas precisam ser adaptadas para garantir acessibilidade e inclusão. Este relato de experiência foca numa turma especial do segundo período do curso de Administração, composta por 36 alunos, dos quais cerca de 50% eram não ouvintes, incluindo também alunos com baixa locomoção, autistas e outras leves deficiências. A singularidade desta turma exigiu uma abordagem pedagógica que respeitasse, mas que também valorizasse a diversidade de aprendizado e capacidade de cada aluno, enquanto transmitíssemos conhecimentos fundamentais sobre sustentabilidade e gestão ambiental. A relevância deste estudo residiu na sua capacidade de demonstrar que a educação inclusiva, quando cuidadosamente aplicada dentro do contexto da educação ambiental, resultou em um aprendizado enriquecedor e completo, preparando futuros administradores para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo de maneira responsável e inovadora.

Como Citar
GONÇALVES, Cleber Vicente; GONÇALVES, Cleber Vicente. Educação Ambiental e Inclusão. Simpósio, [S.l.], n. 13, june 2025. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3555>. Acesso em: 01 july 2025.