Educação Ambiental e Inclusão
Um Relato de Experiência com uma Turma de PCD no Curso de Administração em APTA II
Resumo
Na contemporaneidade, a educação ambiental se apresenta como uma componente essencial na formação de administradores conscientes e responsáveis, capazes de integrar práticas sustentáveis no core business das organizações. Neste contexto, a disciplina APTA II foi desenhada para fomentar o conhecimento técnico, além de uma consciência ambiental robusta. O desafio se amplia ao considerarmos turmas compostas por alunos com deficiência (PCD), onde as práticas pedagógicas precisam ser adaptadas para garantir acessibilidade e inclusão. Este relato de experiência foca numa turma especial do segundo período do curso de Administração, composta por 36 alunos, dos quais cerca de 50% eram não ouvintes, incluindo também alunos com baixa locomoção, autistas e outras leves deficiências. A singularidade desta turma exigiu uma abordagem pedagógica que respeitasse, mas que também valorizasse a diversidade de aprendizado e capacidade de cada aluno, enquanto transmitíssemos conhecimentos fundamentais sobre sustentabilidade e gestão ambiental. A relevância deste estudo residiu na sua capacidade de demonstrar que a educação inclusiva, quando cuidadosamente aplicada dentro do contexto da educação ambiental, resultou em um aprendizado enriquecedor e completo, preparando futuros administradores para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo de maneira responsável e inovadora.