SUPERDOTAÇÃO E ALTAS HABILIDADES

  • Adriana Silva Arantes Ernesto UGB

Resumo

Superdotação e Altas Habilidades não são sinônimos absolutos, mas referem-se a indivíduos com potencial elevado em áreas específicas como intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade ou artes, conforme definição do MEC. Esses sujeitos, chamados de AH/SD, frequentemente são mal compreendidos, sendo erroneamente vistos como excelentes em todas as disciplinas. Na realidade, destacam-se em áreas específicas e não necessariamente em todas. A identificação desses talentos não deve se basear apenas em testes de QI, que ignoram aspectos como criatividade e liderança. A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Gardner, reforça essa visão ao reconhecer diferentes tipos de inteligência, que podem se manifestar de forma isolada.

Como Citar
SILVA ARANTES ERNESTO, Adriana. SUPERDOTAÇÃO E ALTAS HABILIDADES. Simpósio, [S.l.], n. 13, june 2025. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3556>. Acesso em: 01 july 2025.