TEASING:

impactos em adolescentes escolares com deficiência

  • Augusta Karla Silva Quintanilha UGB

Resumo

O teasing se configura como brincadeiras de cunho vexatório por atributos corporais. Quando isso acontece em escolares com deficiência seus efeitos podem afetar psicologicamente, pois a adolescência é uma fase de intensas transformações corporais. Nesse sentido, as chacotas podem impactar diretamente o desenvolvimento da imagem corporal, desencadeando vergonha e insatisfação corporal. O objetivo desse trabalho é buscar na literatura maior conhecimento sobre o teasing, para melhor conhecimento dessa temática. Foram utilizados artigos publicados nas bases de dados Scopus, PsycInfo e Web of Science. Como resultado foi identificado que essa população é considerada grupo de risco para serem vítimas de provocações relacionadas à aparência corporal, desencadeando efeitos prejudiciais no desenvolvimento de uma imagem corporal positiva, comprometendo a saúde mental, consequentemente, a inclusão nos âmbitos escolares.

Como Citar
SILVA QUINTANILHA, Augusta Karla. TEASING:. Simpósio, [S.l.], n. 13, june 2025. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3559>. Acesso em: 01 july 2025.