TRANSTORNO ESPECÍFICA DA APRENDIZAGEM COMO PREJUÍZO NA MATEMÁTICA / DISCALCULIA

  • Conceição Aparecida Fernandes Lima Panizzi UGB

Resumo

A discalculia é um transtorno específico de aprendizagem que dificulta a compreensão e realização de operações matemáticas, afetando o processamento numérico e conceitos matemáticos. Diferente de dificuldades comuns, é persistente e significativa. Segundo o DSM-5, afeta entre 5% e 15% das crianças em idade escolar, e cerca de 4% dos adultos. Pode ocorrer junto com outros transtornos, como dislexia, disgrafia e TDAH. Existem diferentes tipos de discalculia, como a verbal, que envolve dificuldade em entender e nomear números e conceitos matemáticos.

Como Citar
FERNANDES LIMA PANIZZI, Conceição Aparecida. TRANSTORNO ESPECÍFICA DA APRENDIZAGEM COMO PREJUÍZO NA MATEMÁTICA / DISCALCULIA. Simpósio, [S.l.], n. 13, june 2025. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3563>. Acesso em: 01 july 2025.