MICROLEARNING NA FORMAÇÃO DE FUTUROS:

Uma Revisão Bibliométrica de um Novo Modelo de Aprendizagem

  • Anderson de Oliveira Ribeiro
  • Adriana Lau da Silva Martins UGB
  • Gustavo de Paiva Silva UGB
  • Nayara Silva de Alcântara UGB

Resumo

A revisão bibliométrica sobre o microlearning destaca sua relevância crescente no cenário educacional e sua conexão com tendências tecnológicas e metodológicas. A análise de 104 artigos revelou temas centrais como educação, design instrucional, estudantes e tecnologia, demonstrando o impacto do microlearning no ensino e na aprendizagem. Mapas de palavras e grafos gerados evidenciam subtemas como ensino superior, e-learning, treinamento e dispositivos móveis, destacando a aplicabilidade prática do microlearning. Conceitos como saúde mental, motivação e engajamento mostram sua influência no bem-estar e na experiência dos participantes. Assim, o estudo reforça o microlearning como uma abordagem adaptativa e interdisciplinar, com potencial para atender a diferentes públicos e contextos, apontando oportunidades para futuras investigações.

Como Citar
DE OLIVEIRA RIBEIRO, Anderson et al. MICROLEARNING NA FORMAÇÃO DE FUTUROS:. Simpósio, [S.l.], n. 13, june 2025. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/3577>. Acesso em: 01 july 2025.