AULA PRÁTICA DE SIMULAÇÃO DE UMA LINHA DE PRODUÇÃO
Resumo
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Essa aula prática foi desenvolvida na disciplina Contextualização em Engenharia de Produção I. Destaca-se a efetiva participação dos graduandos do 7º período e que esse estudo foi objeto do TCC do aluno Felipe Gonçalves Pedro, formando 2014/2 (orientado pelo professor Flávio Pires, um dos autores desse exercício prático). De uma forma geral os alunos que ingressam no curso de Engenharia de Produção não têm o conhecimento da realidade do chão de fábrica e dos seus problemas cotidianos. Ter essa experiência, seja por intermédio de estágios, de visitas ou por simulação em laboratórios/exercícios práticos é fundamental para a preparação desse profissional para o mercado de trabalho. No segundo semestre de 2014 foi desenvolvida uma aula prática para Simular uma Linha de Produção, que é uma metodologia que permite ao aluno vivenciar os problemas reais de uma linha de produção em dimensões reduzidas, e compartilhar e testar possíveis soluções através de tentativa e erro, com base nos princípios do Sistema de Produção Enxuta, de forma a evidenciar os resultados em termos de Qualidade, Produtividade e Custo.
OBJETIVOS DA AÇÃO
Este trabalho tem por objetivo desenvolver a habilidade dos estudantes do curso de graduação de engenharia, através de um exercício prático, de solucionar problemas da vida real, situações que podem vir a ocorrer no dia a dia de uma linha de produção linear clássica, desenvolver e aperfeiçoar o trabalho em equipe, e melhor capacitar futuros engenheiros para o acirrado e competitivo mercado de trabalho. Os objetivos específicos da aula prática foram:
- Fazer uma análise de um conjunto de atividades;
- Simular uma linha de produção;
- Simular problemas da vida real e solucioná-los;
- Definir ações que possam ser executadas para melhorar a produtividade.
CONTEÚDOS DOS TRABALHOS
O desenvolvimento desse exercício prático se justifica pelos desafios que os engenheiros encontrarão no mercado de trabalho:
- Baixa produtividade industrial do Brasil;
- Dificuldade em desenvolver e implantar metodologias modernas de gestão e otimização da produção;
- Má qualidade na formação dos Engenheiros.
A aula foi desenvolvida no laboratório de processos, e foram utilizados caminhões de brinquedo, organizados em uma sequência de montagem