OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO MÉDIO PARAÍBA

  • UGB FERP UGB
  • Simone de Medeiros

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para o entendimento da importância e significado da efetivação da gestão educacional, sobretudo, a democrática, na construção de uma escola transformadora da realidade social. O objeto de nossa pesquisa são 30 escolas da Região Médio Paraíba (RJ), delimitando-se 07 municípios e o sujeito de pesquisa os gestores escolares e sua equipe pedagógica. A gestão democrática é reconhecida por documentos oficiais, como a Constituição de 1988, art. 206, inciso 6 e a LDB 9394/96, art. 14 e 15 que redireciona a educação na questão de gestão escolar quando apresenta o princípio da gestão democrática que só se torna efetiva quando as tomadas de decisões são completamente participativas. Aos estudos de LUCK (2001, 2002) e PARO (1992) recorremos ao conceito de gestão educacional, liderança e a contextualização histórico-social da gestão democrática nas escolas públicas. Como metodologia elegemos a abordagem qualitativa no contexto da pesquisa participante e pesquisa-ação. Utilizamos o levantamento e a pesquisa documental e o método de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, depoimentos e fotos. Os resultados parciais (pesquisa com previsão de conclusão em maio/2015) apontam gestores com grandes desafios para a implementação da gestão democrática, porém vemos a vontade de aprender e buscar novos conhecimentos e práticas para a efetivação da autonomia da escola e democratização da gestão escolar.

Como Citar
FERP, UGB; DE MEDEIROS, Simone. OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO MÉDIO PARAÍBA. Simpósio, [S.l.], n. 3, oct. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/417>. Acesso em: 24 nov. 2024.