OLIMPÍADAS SUSTENTÁVEIS
Resumo
Dados de identificação
Curso: Educação Física
Disciplina: Laboratório de Práticas Pedagógicas II(LPP) I, II, II e IV – 2º Período
O relato de prática pedagógica intitulado “OLIMPÍADAS SUSTENTÁVEIS” apresenta a
forma de condução de um trabalho acadêmico realizado pelos alunos do 2º período de
Educação Física do UGB 2015/2, sob a temática EDUCAÇÃO AMBIENTAL, vinculada à
disciplina Laboratório de Práticas Pedagógicas II. A referida disciplina, que se divide em
quatro módulos – Laboratório de Práticas Pedagógicas (LPP) I, II, II e IV - apresentados ao
curso de Licenciatura em Educação Física, tem como objetivo principal atuar na formação de
seres que sejam preparados para ensinar, sob o enfoque de temáticas interdisciplinares e
transversais, de acordo com as habilidades e competências relativas ao curso. O módulo LPP
II visa construir, colaborativamente, conhecimento ambiental, e, este trabalho se justifica à
medida que foram exploradas as capacidades dos alunos em disseminar os conhecimentos
ambientais adquiridos durante a disciplina instruindo pessoas a viverem em um ambiente
melhor. A relevância do trabalho se dá pela forma artística e pedagógica na qual foi
conduzido e aplicado, com o objetivo de promover educação ambiental para todos os
envolvidos.
Objetivos da Ação
Objetivo Geral da disciplina
Permitir aos alunos da Educação Física do UGB colocarem os conhecimentos obtidos em sala
de aula ao longo da disciplina a serviço de desenvolver uma prática pedagógica acerca da
educação ambiental, praticando assim seus atributos para a futura docência.
Objetivo Geral do projeto
O projeto OLIMPÍADAS SUSTENTÁVEIS tem como objetivo geral fazer com que o aluno
da licenciatura se torne um professor multiplicador sobre a consciência ambiental, além de
promover conhecimento sobre proteção do Meio Ambiente e formar mais pessoas
conscientizadoras. Mostrar como a globalização e a sustentabilidade podem estar dentro dos
esportes. Usar a temática das Olimpíadas, que serão realizadas em 2016 no Brasil, como
forma de atração e interesse do aluno, difundindo conhecimentos e informações para melhoria
de vida em sociedade, com noções de ética e respeito para com o meio ambiente.
Objetivos Específicos do projeto
- Demonstrar o papel do professor de Educação Física perante a educação ambiental;
- Incentivar os alunos a desenvolverem práticas pedagógicas que permeiam a educação
ambiental;
- Estimular a capacidade de preservação ambiental e disseminação dessa prática;
- Organizar espaços para produção e aquisição de conhecimentos relativos à educação
ambiental de forma dialógica e coletiva;
- Capacitar o aluno a participar da gestão dos recursos ambientais e das decisões que afetam o
meio ambiente;
- Adquirir visão geral dos problemas ambientais em nível global, suas causas e consequências
na atualidade e no futuro, e, procurar disseminar essa visão para os seus futuros alunos,
conseguindo assim promover a formação de seres pensantes e envolvidos com a preservação e
melhoria do meio em que vivem.
Conteúdos trabalhados
- Problematização e desenvolvimento dos temas em sala de aula
Os alunos receberam aulas teóricas sobre as temáticas: biodiversidade socioambiental,
ecologismo e preservacionismo, desenvolvimento sustentável, compromisso social e
sustentabilidade, esgotamento dos recursos não-renováveis, e, educação ambiental em espaços
escolares e não-escolares.
- Debate em sala de aula sobre os temas apresentados e discussão sobre formas de execução
Os alunos debateram entre si e com o professor os temas apresentados e selecionaram suas
principais áreas de interesse e começaram a projetar uma forma de prática pedagógica acerca
do tema educação ambiental, culminando na ideia das olimpíadas sustentáveis.
- Desenvolvimento do projeto teórico
Com a ajuda do professor, os alunos escreveram seus projetos segmentados em introdução,
justificativa, objetivos, metodologia, desenvolvimento, resultados e conclusão.
- Desenvolvimento prático
Os alunos desenvolveram artigos manufaturados relacionados ao tema “olimpíadas” como,
por exemplo, medalhas, pódio, tocha, espadas de esgrima, raquetes e bolas confeccionados em
material reciclável. Após a confecção dos materiais, se dividiram em equipes para praticar os
esportes olímpicos com adaptações para os artigos confeccionados. Compuseram uma música
chamada “reggae sustentável” e gravaram um vídeo de curta metragem com trilha sonora
mostrando a interação entre esportes e meio ambiente através dos artigos desenvolvidos.
- Apresentação dos resultados
Os alunos apresentaram para turma e para o professor da disciplina o filme e os materiais
produzidos a partir da reciclagem. Além disso, cantaram e tocaram no violão a música
“reggae sustentável” de autoria própria.