A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA E A ELABORAÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS A SEREM APLICADOS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Reconhecendo a importância da História e a Filosofia da Ciência para a educação científica, o
presente estudo é parte da dissertação de Mestrado que teve por objetivo refletir sobre os
produtos educacionais elaborados por professores concluintes do Mestrado Profissional em
que a abordagem histórico-filosófica é utilizada no ensino de Física do Ensino Médio. Neste
trabalho, a pesquisa qualitativa e a análise de conteúdo foram utilizadas como caminho
metodológico para responder às seguintes questões: quais foram as estratégias didáticas
utilizadas para ensinar os conteúdos de Física do Ensino Médio a partir de uma abordagem
histórico-filosófica? Que resultados foram obtidos pelos professores a partir das estratégias
utilizadas? Os resultados obtidos indicam que os objetivos dos professores foram alcançados,
na maioria das vezes, de maneira satisfatória. Destacam-se a expressiva participação dos
alunos nas atividades propostas em sala de aula. Os produtos educacionais analisados
revelaram a permanente preocupação dos professores com a apresentação de visões
consideradas adequadas da ciência, com o questionamento de metodologias que subtraem o
sentido e o significado dos conteúdos de Física e com a consciente organização das
sequências didáticas em consonância com a realidade escolar.