O contemporâneo frequenta a escola?

  • UGB FERP UGB
  • Alan Flávio Viola
  • Pedro Henrique Dalboni

Resumo

A pesquisa centra-se na discussão entre os conteúdos apresentados pelos PCNs - Parâmetros
Curriculares Nacionais - e a realidade atual nos colégios. Considerando o fluxo em que
vivemos e a constante - e rápida - mutação da atualidade, indagamos se essa cristalização de
conteúdos, informações e direcionamentos repassados no início dos anos 2000 são suficientes
para que o aluno consiga ler e compreender o mundo na sua atual efervescência. Para a
discussão sobre o contemporâneo, visamos um estudo comparativo com base nos Parâmetros
Curriculares Nacionais, suas tendências e diretrizes no ensino médio das redes públicas, com
enfoque nos cursos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, da primeira década dos anos
2000 até os dias de hoje, percebendo a ausência do ensino do contemporâneo nas escolas.
Questionamos se tal fato distanciaria o aluno da proposta de integração do ensino da escola.
Resultados ainda não foram apresentados em sua totalidade, mas já é possível concluir que o
Contemporâneo não vem sendo abordado de maneira correta nas escolas - ou nem sendo
apresentado, o que, em uma visão de estudante, pode fazer com que o aprendiz não
identifique os conteúdos estudados com a sua realidade vivida. A pesquisa aponta, também,
para a urgência de uma adequação desses parâmetros curriculares nacionais, apresentando o
contemporâneo.

Como Citar
FERP, UGB; VIOLA, Alan Flávio; DALBONI, Pedro Henrique. O contemporâneo frequenta a escola?. Simpósio, [S.l.], n. 4, oct. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/452>. Acesso em: 24 nov. 2024.