DESCONSTRUINDO OLHARES SOBRE O ERRO NA PRÁTICA AVALIATIVA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Resumo
O objetivo desse estudo é investigar as concepções de ensino que orientam os significados
atribuídos ao erro nos processos avaliativos em um Curso de Licenciatura em Pedagogia. No
estudo assumo que a reflexão sobre o significado do erro no processo de construção de
conhecimento é fundamental em um processo de formação docente em que tenhamos como
objetivo o desenvolvimento de novas posturas e novas práticas de avaliação. Trata-se de uma
pesquisa em uma perspectiva pós – estruturalista e do tipo de pesquisa – que – procura. Entre
as técnicas de coleta de dados utilizadas encontram-se os grupos focais. A investigação tem
como pressuposto que os significados atribuídos ao erro são carregados de simbolismos e de
estereótipos construídos socialmente, e que essa construção obedece à lógica dicotômica que
caracteriza o pensamento moderno de que a escola é herdeira. Em outras palavras, esses
licenciandos repetem as práticas aplicadas por seus professores durante a formação inicial, na
licenciatura, perpetuando metodologias e técnicas de avaliação ultrapassadas e olhando o erro
como fator negativo do processo.